Caracterização da Instituição

O Espaço t surge num contexto social no qual a necessidade de novos instrumentos no combate à exclusão se torna premente.

Um grupo de profissionais das áreas da saúde e das artes mobilizaram conhecimentos e sobretudo muito empenho para a criação de uma realidade sustentada por um objectivo primordial: o combate à exclusão social adoptando a arte, linguagem das emoções, como um instrumento privilegiado de comunicação.

Assim, em 1994, nasceu o Espaço t – Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, desde Março de 1998, uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de saúde.

Ao fomentar a criatividade como linguagem comum, o Espaço t pretende despertar nos seus (suas) alunos(as) uma participação social activa, consciente e livre. Desta forma, o trabalho que é desenvolvido diariamente nas instalações desta instituição agrega diferentes áreas de intervenção interrelacionadas.


Realizamos actividades que pretendem ser um meio de promoção para o desenvolvimento positivo da auto-estima e do auto-conceito das pessoas que procuram o Espaço t.

Mas quem são estas pessoas? Sobretudo são aquelas que, quer por doença, física ou mental, quer por qualquer outro motivo, estão emocionalmente fragilizadas, e todas aquelas que simplesmente querem aprender uma nova linguagem artística.

Actualmente conta com cerca de 500 alunos, alguns com problemas de toxicodependência, outros seropositivos, outros portadores da síndroma de Down, doentes do foro psiquiátrico e também os ditos "normais".

Interessa contudo salientar que o Espaço t, e o “t” significa todos, é um espaço aberto que não se restringe a um grupo delimitado, tendo unicamente como alvo o ser humano. 

AddThis Social Bookmark Button